• Hélio Cavalher Júnior

Georreferenciar ao Sistema Geodésico Brasileiro – SGB

Um sistema geodésico de referência corresponde a uma rede de pontos materializados no terreno por meio dos chamados marcos geodésicos, cujas coordenadas são determinadas ou homologadas por órgãos oficiais obedecendo a rígidos padrões de qualidade. Informações mais detalhadas sobre o processo de homologação dos marcos geodésicos podem ser adquiridas pelo site: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/default_sgb_homologa.shtm

     No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela determinação das redes de referências nacionais. Nesse sentido, vale lembrar que o IBGE tem por responsabilidade definir, implantar e manter o sistema geodésico brasileiro. Porém, considerando que os municípios brasileiros irão adotar o cadastro territorial multifinalitário (CTM), fatalmente eles deverão densificar os marcos de distribuição nacional ao nível municipal. Assim, implicará ao município a responsabilidade de implantar, conservar e manter a inviolabilidade dos marcos nos mesmos moldes do IBGE. Executar o georreferenciamento significa amarrar o levantamento a um único sistema oficial ,ou seja, a um sistema oficialmente reconhecido – SIRGAS2000). Esse procedimento de fato é o que garante o posicionamento de objetos de forma inequívoca, dentro de padrões preestabelecidos que permitam o reconhecimento e a troca de dados confiáveis pelos seus usuários. A Figura 2 representa um modelo de materialização (monumentação) de uma rede geodésica. Os marcos geodésicos podem ser construídos no formato piramidal ou, ainda, apresentar a forma de pilar. Obviamente, cada município deverá estabelecer um procedimento técnico para sua construção e implantação; entretanto, deverão obedecer aos critérios e normativas estabelecidas pelo IBGE ou, ainda, a NBR14.166. 



Modelo de marco geodésico em padrão definido pelo IBGE Fonte: 

http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pdf/padronizacao_marcos.pdf 

     A definição segura e confiável dos limites das propriedades é obtida por meio de medições vinculadas à mencionada estrutura geodésica de referência homogênea, única, permanente e convenientemente materializada no terreno. A base métrica para o cadastro territorial multifinalitário foi tradicionalmente constituída pelo resultado de levantamentos técnicos na forma de observações, cálculos, listas, arquivos de croquis de levantamento cadastral, marcos, entre outros. Numa concepção mais moderna, no chamado cadastro de coordenadas, os limites legais das parcelas são definidos por coordenadas determinadas a partir de levantamentos geodésicos ou topográficos, tendo a rede nacional de pontos como única referência geodésica. 

     Como georreferenciar ao SGB? O Sistema Geodésico Brasileiro SGB corresponde ao conjunto de marcos de referência implantados e homologados pelo IBGE, de acordo com exigências de procedimentos de levantamento e cálculo definidos pelo Instituto. As redes que constituem o SGB são: Ÿ Rede Clássica: rede de marcos geodésicos, cujas coordenadas foram determinadas por métodos astronômicos, com transporte de coordenadas através de levantamentos geodésicos convencionais. De acordo com as Normas Técnicas para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais), a utilização dos pontos desta rede não é admitida pelo INCRA para o georreferenciamento ,por não permitirem o atendimento à precisão exigida. Ÿ Rede Nacional GPS: rede de marcos da rede clássica cujas coordenadas foram determinadas a partir de métodos de posicionamento por GPS. Atende à precisão exigida e sua utilização é adequada para o georreferenciamento. 

Autor: Francisco Henrique de Oliveira

 Fonte: http://ead.capacidades.gov.br/


#georreferenciamento #topografia

18 visualizações

CAVALHERI TOPOGRAFIA

Cavalhéri Topografia e Projetos

Solicite um orçamento grátis.

Ligue para:

 

(19) 9 9847-8368 - WhatsApp

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

© 2017 por Hélio Cavalhéri Jr. Orgulhosamente criado no Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now